sábado, 24 de outubro de 2009

O superior, por um canudo


Para mim é impensável, que em pleno século XXI, o ensino superior fique praticamente resumido às elites sociais, ficando as famílias com menos rendimentos abandonadas e omissas dos seus sonhos. Pois os preços que as universidades praticam, são proibitivos para os bolsos, dos que vivem em guerrilha com as contas mensais, trabalhos precários e com o pesadelo do desemprego.

Mas com a grave crise que o país atravessa, o ensino superior pode ser mesmo uma miragem, para aqueles com menos recursos financeiros. Isto quer dizer, que num futuro próximo teremos doutores bem rechonchudos, sem saberem a dificuldade que se tem para conseguir o objectivo a atingir e sem gosto pela profissão!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

O que vai na cabeça destes doutores

Apesar do meu escritor favorito ser, Gabriel Garcia Marquez, o José Saramago, consta realmente nas minhas escolhas literárias. A obra de Saramago, o Caim, ainda não comprei, não posso opinar o quer que seja!!!! Mas esses Srs. ditos catedráticos, intelectuais egocêntricos, solitários e muitas vezes mal amados, deviam escrever, falar e protestar o real preço de um livro, isto sim, é um verdadeiro atentado à cultura e à inteligência de um ser humano.

Isto tudo, porque li, hoje, um artigo no “Público”, que deixou-me pasmo, porque independente do que se ache das palavras de José Saramago, o texto de Vasco Pulido Valente, hoje, no “Púbico”, é deplorável. Não pelo insulto, que é coisa que todos nós temos que saber viver. Mas por várias razões que marcam praticamente tudo o VPV escreve – pela intolerável arrogância social e pelo tom de desprezo pela classe pobre, menos instruída. As repetidas referências à falta de habilitações literárias de Saramago, denunciam o que pensam a pequena burguesia, ou aristocracia nacional, sempre prontos a eliminar os que não são das suas laias. A aspereza degradante de Pulido Valente, um homem amargo, encurralado na sua própria inteligência, e o desagrado que dedica a tudo, relembra-nos como o cinismo é uma doença auto-destrutiva. E não tem cura!!!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Sporting vence na Letónia


O meu Sporting venceu o Ventspils, na Letónia, por 2-1, em jogo da 3ª jornada da Liga Europa. O Sporting está apenas a um ponto de passar aos 16 avos de final da prova.

O Sporting marcou o primeiro golo por intermédio do Miguel Veloso, aos 7 minutos e de canto directo, mas a equipa na primeira parte fez um jogo positivo, mandou duas bolas ao poste e várias oportunidades de ampliar o resultado, no segundo tempo o Sporting baixou muito de rendimento e viu a equipa da Letónia chegar ao empate, numa grande penalidade cometida por Tonel, de forma escusada. Estavam decorridos 64 minutos, marcou Laizans.


O Sporting voltou à carga para sair da Letónia com a vitória, que acabou por aparecer por João Moutinho, aos 86 minutos, num remate espectacular de fora da área, após grande trabalho individual.
Angulo já em descontos, podia ter aumentado a diferença, quando o guarda-redes do Ventspils não estava na baliza (tentava ajudar os companheiros na frente), mas atirou para fora, quando podia ter feito bem mais.
Eu penso, que a equipa do Sporting podia ter feito bem mais, a falta de qualidade de alguns jogadores é bem grande (Angulo, Grimi, etc.), mas temos que nos contentar com o que temos, força Sporting!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O novo governo


O novo Governo, tomou posse esta quinta-feira, com algumas caras novas e muita esperança para Portugal, porque os quatro anos que aí vêm serão muito complicados. A crise que afecta todos nós, é muito grave, o desemprego é um ponto de extrema importância para resolução rápida, o ano de 2010 poderá ser o mais crítico, porque a maioria dos desempregados de 2009, com subsídio de desemprego, terminará no ano de 2010, e se não houver emprego para a maioria destas pessoas, será uma calamidade nacional.

Esperemos que o novo Governo, consiga resolver este grande problema que é o desemprego, porque os restantes dos problemas do país recuperarão gradualmente.

EQUIPA MINISTERIAL
Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros - Luís Amado
Ministro de Estado e das Finanças - Teixeira dos Santos
Ministro da Presidência - Pedro da Silva Pereira
Ministro da Defesa Nacional - Augusto Santos
Silva
Ministro da Administração Interna - Rui Pereira
Ministro da Justiça - Alberto Martins
Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento - José Vieira da Silva
Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas - António Serrano
Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações -
António Mendonça
Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território -Dulce Pássaro
Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social - Helena André
Ministra da Saúde - Ana JorgeMinistra da Educação - Isabel Alçada
Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Mariano Gago
Ministra da Cultura - Gabriela Canavilhas
Ministro dos Assuntos Parlamentares - Jorge Lacão
Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros - João Tiago Silveira

Torturas no Colégio Militar


Tenho repetidamente ouvido nas rádios e televisões alguns protestos, argumentando vários tipos de torturas, praticadas no Colégio Militar. Mas não é novidade para ninguém, pois o país inteiro sabe o que se passa nesta instituição, já vem de décadas e por norma os alunos (cadetes) são parentes de militares, muitos desses parentes até frequentaram a instituição. Os pais sabem o que se passa, não eram para estar tão admirados!!!!

Quem foi tropa, sabe bem o que é passar por esses tipos de praxes, principalmente no Exército onde são praticadas com mais frequência, do que os outros ramos das Forças Armadas.
Estes miúdos quando terminam o Colégio Militar, vão dar instrução aos pobres dos soldados, que estes sim, sofrem nas mãos destes miúdos. Eu fui militar na Marinha, fiz muitos exercícios em conjunto com o Exército, fiquei estupefacto, com a rigidez, maldade e torturas que os jovens oficiais faziam aos pobres soldados.


As torturas são normais na tropa, o Colégio Militar forma oficiais de carreira para o Exército. Pode acalmar um pouco a índole da casa, com as variadas notícias, mas irá sempre haver torturas!!!
O Exército de devia aprender um pouco com a Marinha, porque a Escola Naval é tipo o Colégio e formam-se bons profissionais, sem recorrer a torturas!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

E se o dólar caísse


Meus amigos, eu ia rir bastante se o euro substitui-se o dólar nas transacções cambiais e na balança comercial mundial.


O regresso da confiança aos mercados accionistas mundiais tem penalizado fortemente o dólar. A moeda americana, encarada como um activo de refúgio durante a crise financeira, tem perdido terreno para as restantes divisas mundiais nos últimos meses.
Os especialistas acreditam que o dólar deverá continuar o seu caminho descendente face ao euro. E apontam oportunidades de investimento nas moedas dos países emergentes e de países exportadores de matérias-primas.



Será que num futuro próximo, teremos americanos a emigrarem para a Europa!!! A terem que suportar as humilhações, desconforto cultural, e a rigidez do trabalho europeu!!!! Seria um pouco estranho e até engraçado, a economia mais forte do mundo, passar para segundo plano. Será que vai mesmo acontecer???????????????

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Chegou a vacina para a gripe A.


Chegou a famosa vacina,, aquela que poderá salvar Portugal da grande “Pandemia”!!!! Mas o problema é que chega a conta gotas, em pequenas quantidades e insuficiente para toda a população neste Inverno.




A partir de 26 de Outubro vão começar a ser administradas as primeiras vacinas (49mil doses), para os grupos prioritários, os importantes, os verdadeiros portugueses, porque o resto irá ser tipo”quando houver”.



Em Julho, o Executivo português aprovou uma verba de 45 milhões de euros para adquirir seis milhões de vacinas, que servirão para imunizar três milhões de pessoas.
Esperemos que as outras sete milhões de pessoas, passem ao lado e consigam sair imunes de qualquer contágio. Portugal encomendou a vacina Pandremrix, do laboratório GlaxoSmithKline.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A maior central solar do mundo.


Já tinha ouvido falar dessa grande obra, que revolucionou as energias renováveis, só hoje é que vi com os meus próprios olhos, é magnífica.
Não admira que tenha sido escolhida para ter a maior central foto voltaica do mundo e cujo nome tem percorrido todos os cantos do planeta na voz e imagem de gigantes como as televisões CNN e BBC, e teve muita importância pois é uma maneira de informar o quanto as energias renováveis são importantes e podem num futuro próximo ser mais rentabilizadas em todo o Alentejo ou Portugal.


A paisagem da Amareleja ficou definitivamente transformada pelos gigantescos painéis solares, que se avistam ao longe, bem antes de entrar na vila, criando um cenário que eu diria futurista, pois o contraste que faz com as searas é digno de apreciação.
Com cerca de 250 hectares, só para ter uma ideia são mais ou menos cerca de 250 campos de futebol, que já estão montados os mais de 2000 painéis solares, com cerca de 140 metros quadrados cada um, que vão completar a central solar de Amareleja.


Este projecto, classificado como sendo de potencial interesse nacional e inicialmente pensado em 2001, foi vendido à multinacional espanhola Acciona, que assim com o Alqueva têm a Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A. (EDIA) que foi criada em 1995, é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos que tem como objectivos conceber, executar, construir e explorar o Empreendimento de Fins de Múltiplos de Alqueva (EFMA), contribuindo para a promoção do desenvolvimento económico e social da sua área de intervenção, a que correspondem total ou parcialmente 19 concelhos do Alto e Baixo Alentejo.





A mesma central está praticamente concluída e tem capacidade para gerar 46 mega watts, actualmente a central já está a produzir energia na subestação da Amareleja, mas ainda em pequena escala, se comparada à capacidade final, mas já abastecendo casas da Amareleja e da vila de Barrancos.




Mas por incrível que pareça, não é o calor extremo que tem influência na central solar, mas sim a quantidade de horas de sol que o Alentejo proporciona e no caso particular da Amareleja é também pelo terreno bastante plano, que levou à construção da mesma, segundo o director da AMPER.




Mais uma obra de José Saramago


Foi lançado mais um bombástico livro, de José Saramago “Caim”, cheguei a pensar que “A Viagem do Elefante” seria a ultima obra deste admirável escritor, mas ainda bem que não e lançou mais uma obra que está a dar que falar.
Ainda não comprei, mas assim que possa comprá-lo-ei, é um dos meus escritores favoritos e a sua controvérsia escrita é um pouco criticada, mas ele cá está!!!!!!!! E já prometeu outro livro para o ano que vem!!!! É obra!!!!!!!!!!

domingo, 18 de outubro de 2009

Coerência e Tolerância


A crueldade com animais é algo de absolutamente desprezível. Por isso, observando a nova lei que proíbe, no futuro, circos com animais, pergunto o seguinte: será que vão proibir as touradas no futuro?
Para evitar esta lei ridícula, não era melhor sair uma que garantisse que os animais no circo fossem bem tratados em vez de situações destas que, para qualquer pessoa que pense, são indefensáveis. Eu propriamente não sou anti-touradas, mas é coisa que acabando não me aquece nem arrefece.
Também vi os Srs. da Associação Protectora dos Animais, sair em defesa dessa lei!!! Eles deviam ver os animais que estão abandonados por estas cidades, de Portugal. As respectivas raças de cães perigosos que muitas vezes passeiam os donos!!!! pondo em risco a saúde dos restantes cidadãos, eu não tenho nada contra essas raças, muito menos quem as possui, porque há muita gente que cumpre todas a regras e normas. Eu dei este exemplo, porque sou praticante de desporto (mais propriamente corrida) e já vi muitas pessoas ignorarem, quem por direito tem de se divertir, largando essas raças perigosas de cães à vontade, sem trela e ensaibre!!! O que é um perigo, para adultos e crianças.