sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A baixa lisboeta inundou

Protecção Civil lança alerta amarelo em todos os distritos, devido a mau tempo, até às 20:00 de domingo. A Baixa de Lisboa esteve alagada. Houve carros submersos, edifícios inundados, ruas cortadas e estações de metro encerradas.




Todos os anos é a mesma coisa. As sarjetas estão sujas a cidade inunda.




E os serviços da câmara e os bombeiros fazem horas extraordinárias a limpar as sarjetas que deviam estar limpas no dia em que começa a chover. E hoje em dia nem é preciso falar com os deuses para saber quando é que começa a chover.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Perigo de aceder ao Facebook em redes Wi-Fi públicas é pouco seguro

Quem costuma levar o PC para um jardim com ligação WiFi, um centro comercial ou um ciber-café pode ser uma vítima fácil de uma falha de segurança conhecida, mas descurada por muitas empresas.

Eric Butler criou uma extensão para o Firefox que pretende demonstrá-lo e que pode ser instalada por utilizadores de sistemas Windows ou Mac. Uma vez instalado, o Firesheep permite registar os dados que saem de um PC ligado a uma rede pública sempre que o utilizador tenta comunicar com os servidores que garantem acesso à sua conta no Facebook ou no Twitter, por exemplo. Os dados registados pela aplicação circulam no ciberespeço sem encriptação e por isso são alvos fáceis de acesso por terceiros navegando na mesma rede e que, por essa via, ganham a informação necessária para poder usar as contas visadas, como se fossem os seus detentores.

Butler criou a extensão e explicou a fragilidade de segurança no HTTP com uma intenção altruísta, garante, mas na verdade fez despertar uma enorme curiosidade sobre o assunto e garantiu mais de 100 mil downloads do Firesheep em cerca de 24 horas, como relata o Tech Crunch.

O enorme sucesso desta autêntica ferramenta de espionagem, simples e - como explica Butler - há muito conhecida dos ciber-criminosos desencadeou várias reacções.

No vídeo abaixo é possível conhecer a aplicação desenvolvida por Butler, sem precisar de fazer o download, e uma solução desenvolvida pela Electronic Frontier Foundation que força os sites a usarem mecanismos de segurança a partir de qualquer tipo de ligação, via HTTPS

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Portugal subiu três lugares no ranking da corrupção

Leis "herméticas", um aparelho de Justiça que "não funciona" e resultados "nulos" no combate à corrupção colocam Portugal na 32.ª posição no quadro dos 178 países analisados pela Transparência Internacional (TI) quanto à percepção da corrupção



Portugal surge na 32.ª posição no quadro dos 178 países analisados pela Transparência Internacional (TI) quanto à percepção da corrupção, quando em 2009 aparecia em 35.º lugar, que foi o pior ranking de sempre para o país desde 2000.

No relatório anual da organização não governamental, intitulado "Índice de Percepção da Corrupção (IPC) 2010", Portugal mantém-se como um dos países da Europa Ocidental em pior posição do ranking anual sobre a percepção da corrupção, embora tenha melhorado ligeiramente em relação ao ano passado.

Leis "herméticas", um aparelho de Justiça que "não funciona" e resultados "nulos" no combate à corrupção são as razões apontadas pela TI para explicar a má posição de Portugal no ranking anual sobre percepção da corrupção.

Somália, Birmânia e Afeganistão são considerados os países mais corruptos.

O IPC é um indicador agregado, que combina diferentes fontes de informação sobre a corrupção, tornando-se possível fazer comparações entre países. A pontuação do ranking varia de 10 (livre de corrupção) a zero (altamente corrupto).

O pianista sem braços que comoveu a China

Um jovem pianista, que perdeu os dois braços num acidente, venceu a final do concurso China's Got Talent com uma versão do tema de James Blunt "You're Beautiful".



Liu Weu, 23 anos, é a mais recente estrela chinesa, depois de ter convencido o júri do concurso de talentos China's Got Talent, o congénere chinês do programa que lançou para a fama Susan Boyle, no Reino Unido.

A determinação do jovem em tocar piano, mesmo sem braços, valeu-lhe elogios rasgados, a que Liu Weu respondeu com um desconcertante: "Pelo menos tenho um par de pernas perfeito."

O pianista deverá agora assinar um contrato com uma produtora para lançar um disco.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Vinho do Porto com 155 anos à venda por 2500 euros



Amantes de um bom vinho ou coleccionadores, não importa…. basta ter a módica quantia de 2500 euros para pagar pela velhinha garrafa.
A casa Taylor´s vai lançar no mercado, em Dezembro, 1500 garrafas de um vinho do Porto com 155 anos, “notável não só pela raridade e importância histórica”, mas também por “estar em perfeitas condições”, anunciou a marca. O vinho, será chamado de Scion, “é um dos raros sobreviventes do período pré-filoxero, é um monumento de uma era perdida. Vinhos como o Scion nunca mais serão feitos”, acrescenta a firma.
A filoxera foi uma praga que atacou as vinhas portuguesas em 1870, devastando-as. O preço recomendado para o Taylor´s Scion é de 2500 euros por garrafa. O vinho repousava num armazém na Régua, propriedade de uma família ligada ao Douro, onde foi “conservado como uma relíquia de família que o passava de geração em geração”.
Em 2009,o único descendente directo da família morreu sem deixar filhos, tendo os seus herdeiros decidido vender o vinho. Um outro tonel da mesma colheita parece ter sido adquirido pelo antigo primeiro-ministro inglês Winston Churchill.
E haja saúde e dinheiro para saborear este néctar dos deuses……….