domingo, 26 de junho de 2011

Os Direitos Humanos

Após ter estado mais algum tempo ausente da escrita por motivos profissionais.
Volto para criticar o que deveria ser uma grande instituição, tanto para bem como para o mal....mas, não foi o que aconteceu aqui, no Brasil.
Que já viu o Tropa de Elite 2; pode-se ver que fala desta grande organização na defesa de presos, ou melhor, nas condições dos presos. Não recrimino, nem me oponho pelo direito de certos cidadãos que fizeram escolhas erradas na vida.
Mas, tudo tem que ter um certo peso e medida!!! Há dias ou talvez semanas...já não me recordo bem do exacto dia!!! Que foi uma coisa horrível foi....um crime na grande metrópole, São Paulo, Brasil, comoveu uma grande parte da população brasileira. Dois indevidos - bandidos - assaltaram um estudante universitário que estava parado num estacionamento, junto ao seu carro.
O estudante foi morto com vários tiros, porque segundo um dos criminosos: " ele resistiu ao assalto".
Um desses indevidos - bandidos -, cooperou com a policia, e saiu em liberdade.
Eu acho um absurdo, mas, é a lei... se a lei assim manda... temos que respeitar, ninguém está acima da lei - embora muito cidadão pense o contrário.
Mas, as palavras que aquele indivíduo proferiu, eram mais que suficientes para ser preso perpetuamente...as palavras foram: " A culpa é do estudante que reagiu ao assalto, se não o fizesse estaria vivo, porque se o meu companheiro não o matasse... ele matava nós".
Isto por incrível que pareça, foi dito na TV ao vivo. E ainda insultou um apresentador dum programa televisivo.
O mais incrível, esta dupla tinha assaltado um carro de uma pessoa com cuidados especiais minutos antes.
O que eu fiquei parvo... é que não vi ninguém dos direitos humanos
recriminar aquele indivíduo - bandido -, pelas barbaridades que disse. A organização também podia dar um certo tipo de apoio aos pais da vitima - pois tiveram que ouvir aquelas barbaridades.
Mas, há dois dias atrás vi na TV uma troca de tiros entre policias e criminosos, no qual uma criança morreu, vitima de bala perdida.
A policia prendeu alguns criminosos e morreram outros. Mas o meu espanto ao ver os Direitos Humanos averiguar se o direito dos detidos estava a ser cumprido e a tirar satisfações pelos mortos.
Bem, moral da história.... se uns pais perderam o filho de forma dramática e o criminoso disse barbaridades em directo na TV. Os Direitos Humanos não deram uma palavra.
Na troca de tiro entre a policia e criminosos, os Direitos Humanos foram intervir em prol dos criminosos e se seus direitos estavam a ser precavidos.
Algo está errado com esta organização, será que a organização não deveria mudar de nome?
Pois, parece-me que estes indivíduos - Direitos Humanos - só entram em acção em prol dos interesses dos criminosos e as vitimas continuam - como sempre - desprotegidas.
É incrível!!!!!!