quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Bifes de Vitela com Cogumelos


Bifes de Vitela com Cogumelos

Um bife de vitela é um alimento completo de alto valor nutritivo. Acompanhado de um bom molho que realce o seu sabor é o prefeito prato forte de uma refeição.
Tempo-30m, dificuldade fácil
Ingredientes para 4 pessoas:
4 Bifes de vitela de uns 150g cortados grossos, 150g de cogumelos frescos, 1/3 litro de caldo de carne, 50g de manteiga, um copo pequeno de vinho branco seco, 1 colherinha de maisena, azeitem, sal e pimenta q.b.
1. Separar as raízes dos cogumelos, lavá-los e cortá-los em lâminas finas.
2. Numa frigideira em lume médio derreter metade da manteiga e frigir os cogumelos.
3. Quando estiverem tenros deitar o copo de vinho e cozer até que o odor ácido desapareça. Deitar o caldo e deixá-lo reduzir até metade. Para o tornar espesso acrescenta-se uma colherinha de maisena diluída num pouco de água fria, deixando-a cozer até que adquira consistência. Reservar o molho procurando mantê-lo quente.
4. Aquecer uma frigideira com uma colher (sopa) de azeite. Quando estiver bem quente, fritar os bifes, tendo em conta o grau de cozedura que se deseja. Antes de os retirar do lume, salpicá-los com sal e pimenta.
5. Colocar os bifes numa travessa e deitar por cima o molho.
Nota: Deve acompanhar com batatas fritas ou um puré de batata espesso, misturado com uma pequena quantidade de manteiga e polvilhado com salsa picada.

Tagliatelli com Camarões

Tagliatelli com Camarões

O tagliatelli é o tipo de massa mais característico da cozinha italiana, em especial no norte do país. Acompanhado de camarões e verduras converte-se num completo e saboroso prato. Eu adoro tagliatelli e quando estive em Itália foi dos pratos que mais me cativou e foi fácil para o aprender, por ser um prato para o verão, resolvi escreve-lo.
Tempo -50m; Dificuldade média
INGRIDIENTES PARA 4 PESSOAS: 300g de tagliatelli, 200gde camarões, 100g de ervilhas, 4 espargos, 1 pimento verde médio, 30g de margarina, cebolinho, salsa, sal e pimenta q.b.
1. Pôr um tacho com água abundante e sal a aquecer. Quando a água ferver introduzir os espargos e deixar ferver uns 20 minutos. Em seguida, escorrê-los e cortá-los em pedaços de uns 3 cm.
2. Pôr água com sal a aquecer e quando ferver deitar as ervilhas. Quando estiverem tenras, escorrê-las.
3. Lavar os camarões descascá-los e fervê-los durante 3 a 5 minutos conforme o tamanho. Escorrê-los e reservá-los.
4. Lavar e cortar o pimento verde em pedaços pequenos.
5. Derreter a margarina numa frigideira e acrescentar o pimento. Refogá-lo em lume brando até que esteja tenro. Acrescentar as ervilhas, os espargos e os camarões e saltear uns minutos em lume forte. Rectificar de sal e acrescentar pimenta (a gosto).
6. Ferver a massa em água abundante com sal. Quando estiver pronta escorrer num passador e passar por baixo de água fria. Colocar numa travessa e deitar por cima a mistura de camarões e verduras. Polvilhar com salsa e cebolinho fino.
Nota: Especial para crianças
É muito comuns as crianças preferirem a massa às verduras e, inclusive, mostrarem-se muito reticentes em relação a estas. Este prato pode conciliar perfeitamente os dois sabores e contribuir para o gosto pelas verduras, se bem que para o êxito ser garantido talvez seja aconselhável prescindir do pimentão verde.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

EMPANADA DE FRANGO

EMPANADA DE FRANGO PARA 4 PESSOAS

Tem alguma coisa mais fácil de fazer do que empanada? De atum ou sardinha, então… ka ka ka ka ka! Mas o facto é que eu adorooooooo, empanada, principalmente de atum, mas dá para fazer versões um bocadinho mais requintadas, a depender dos ingredientes que se use para o recheio, do formato e da apresentação.
Há muitas receitas para massa de empanada. Na minha vão 3 copos de farinha de trigo com fermento (Branca de Neve), 2 copos de leite, ½ copo de azeite, 3 ovos inteiros, e 1 colher bem cheia de parmesão ralado, e bate-se tudo no liquidificador.
Unta-se e enfarinha-se uma forma rectangular, deita-se a massa e com uma colher espalha-se um pouco de parmesão, e por fim o recheio: 1 cebola e 1 dente de alho picados, 3 colheres de sopa de azeite, 2 tomates maduros limpos e picados, 1 chávena de vinho branco, sal e pimenta preta q.b. salsa, 2 peitos de frango cozidos e desfiados.
Num tacho aloura-se a cebola e os alhos no azeite, junta-se o frango com a pimenta, sal e os tomates, mexer bem e deixar 5m, juntar o vinho, deixar mais 5m e por fim meter a salsa picada e desligar.
Leva-se ao forno médio pré-aquecido por 30m. Depois de frio, usa-se um aro para cortar a empanada, arrume-as numa bandeja, decore com raminhos de ervas e é só entrar na sala e servir.
Nota: No recheio pode usar meio frango ou um frango desfiado em vez dos peitos.

domingo, 2 de agosto de 2009

O espaço do Almeida

Para começar este vai ser o meu espaço para publicar acontecimentos, conhecimentos e auto-ajudas.
Vou publicar algumas receitas de culinária que trabalho diariamente. Vai ser um espaço de prazer, lazer e informação.