sábado, 19 de junho de 2010

Gana 1 - 1 Austrália



Gana e Austrália empataram este sábado a 1 golo, em partida a contar para a 2.ª jornada do grupo D. A formação australiana entrou a ganhar, com um tento de Brett Holman, aos 11'. Porém, aos 24', Kewell cometeu grande penalidade e foi expulso. Na conversão, Gyan fez o 1-1 e fixou o resultado final.
Os australianos entraram muito bem na partida e adiantaram-se no marcador aos 11', por Holman, num lance com muitas responsabilidades para Kingson. Mas a expulsão de Kewell, aos 24', por evitar um golo com o braço, e consequente penalti, superiormente marcado por Gyan (25'), complicaram bastante. Esperava-se, no entanto, mais dos black stars, pouco audazes na procura da vitória. Ainda assim, com este empate (1-1), o Gana isola-se na liderança do Grupo D, com 4 pontos, mais 1 do que Alemanha e Sérvia. A Austrália, última com apenas 1 ponto, está muito perto de regressar prematuramente a casa

Holanda 1 - 0 Japão



A Holanda venceu este sábado a sua congénere do Japão por 1-0 no Estádio de Durban e assumiu a liderança do Grupo E, ficando a um pequeno passo de garantir a qualificação para os oitavos-de-final do Mundial'2010.
Depois de uma primeira parte em que os nipónicos não permitiram praticamente nenhuma jogada de perigo, a "laranja mecânica" entrou forte no segundo tempo e chegou rapidamente ao golo da vitória, por intermédio de Sneijder aos 53' e com muitas culpas para o guarda-redes japonês Kawashima.

Inglaterra 0 - 0 Argélia



Inglaterra decepciona diante da Argélia e tem em risco o apuramento para os oitavos-de-final do Mundial'2010. A equipa orientada pelo italiano Fabio Capello realizou uma má exibição, contrastando com o bom comportamento da selecção argelina. Na última jornada do agrupamento, os ingleses (2 pontos) defrontam a líder Eslovénia (4 pontos), enquanto os Estados Unidos (2 pontos) terão pela frente a Argélia (1 ponto).

Eslovénia 2 - 2 EUA



A Eslovénia, que dominou a primeira metade, não resistiu à pressão americana na segunda parte e deixou que os Estados Unidos empatassem o desafio (2-2). Os pupilos de Bob Bradley não chegaram à vitória devido a um erro clamoroso do árbitro da partida que invalidou um golo limpo a Maurice Edu, já nos instantes finais do jogo.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

José Saramago 16/11/1922 a 18/06/2010



É com enorme tristeza que escrevo, José Saramago, Prémio Nobel da Literatura em 1998, morreu ao início da tarde desta sexta-feira na sua casa em Lanzarote, onde residia com a mulher Pilar del Rio. O escritor português tinha 87 anos e encontrava-se doente há algum tempo. O seu estado de saúde agravou-se na última semana.

José Saramago nasceu em Azinhaga, concelho de Golegã, a 16 de Novembro de 1922, embora o registo oficial mencione o dia 18.

Entre as obras publicados constam: "Manual de Pintura e Caligrafia", "Levantado do Chão", "Memorial do Convento", "O Ano da Morte de Ricardo Reis", "A Jangada de Pedra", "História do Cerco de Lisboa", "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", Ensaio sobre a Cegueira","Terra do Pecados", "Todos os Nomes" e "Caim".

"Caim", última obra de Saramago, que também recebeu o Prémio Camões, causou grande polémica entre os católicos.



O José Saramago foi, é e será até ver o meu escritor português favorito, tenho o prazer de ter adquirido as suas obras - «Ensaio sobre a Cegueira» é a minha favorita -, ainda, em sua plena vida.

À família enlutada, eu apresento as sentidas condolências.

Alemanha 0 - 1 Sérvia






A Sérvia reentrou na luta pela qualificação para os oitavos-de-final, ao vencer a Alemanha por 1-0. Jovanovic marcou o histórico golo da selecção balcã (o primeiro em Mundiais), aos 38', um minuto depois de Klose ter sido expulso, num critério demasiado rigoroso do árbitro. Aos 60', Vidic cometeu uma grande penalidade desnecessária, mas Stojkovic fez uma grande defesa e negou o golo a Podolski. Apesar da derrota, a selecção germânica continua na liderança do Grupo D, com 3 pontos, os mesmos que a Sérvia. Gana e Austrália defrontam-se amanhã. Recorde-se que o primeiro factor de desempate no Mundial é a diferença entre golos marcados e sofridos.

França 0 - 2 México



Resultado amargo para a França, que fica com um pé de fora do Mundial'2010. Ainda sem marcar qualquer golo na competição, os gauleses precisam de vencer na última ronda a África do Sul e torcer para que não haja um empate no México-Uruguai.
O México nunca tinha ganho à França. Antes do mundial 2010, o México tinha feito 5 jogos, 1 empate, 4 derrotas.

Grécia 2 - 1 Nigéria



A Grécia conseguiu a primeira vitória e marcou os 2 primeiros golos em Mundiais. No grupo B fica tudo adiado para a última jornada.
A Nigéria não ganha em Mundiais desde o jogo com a Bulgária em 1998.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Argentina 4 - 1 Coreia do Sul



Sem uma exibição de encher o olho a Argentina venceu a Coreia do Sul por 4-1 e tem quase garantida a presença nos "oitavos" - se houver empate no Grécia-Nigéria, a albiceleste fica automaticamente apurada. Di María exibiu-se a bom nível na primeira parte, mas o destaque é todo para Higuaín que assinou um hat-trick, o primeiro neste Mundial'2010

África do Sul 0 - 3 Uruguai



O Uruguai bateu a África do Sul por 3-0. Corria o minuto 24' quando Diego Forlán, de fora da área, se encheu de fé e atirou à baliza da África do Sul, fazendo o primeiro golo da partida. O avançado uruguaio beneficiou ainda de um toque em Mokoena que traiu o guardião Khune. Mais tarde voltou a celebrar de grande penalidade. Para fechar a contagem apareceu o portista Álvaro Pereira a facturar.

Espanha 0 - 1 Suiça



É a maior surpresa do Mundial até ao momento. A Suíça bateu a campeã europeia, a Espanha, por 1-0 e alcançou a primeira vitória em 19 jogos sobre nuestros hermanos. A formação ibérica dominou em todos os parâmetros do jogo, principalmente na 1.ª parte, mas viu os helvéticos marcarem na sua primeira ocasião. O carrasco da Roja foi Gelson Fernandes (primo do português Manuel Fernandes), que marcou aos 52 minutos um tento algo estranho. Piqué quase marcava um grande golo no 1.º tempo e Xabi Alonso atirou um petardo à barra, mas Derdiyok, numa jogada fantástica, também rematou ao poste...
A Espanha terminou o jogo com 63% de posse de bola (a Suíça ficou com 37%) e rematou 24 vezes, contra apenas 8 do rival. Há que dar mérito também ao técnico Ottmar Hitzfeld, que montou um esquema táctico perfeito para derrotar o campeão europeu.

Honduras 0 - 1 Chile



O Chile abriu as contas do Grupo H com uma vitória sobre as Honduras por 1-0. O médio do Sporting Matías Fernandez exibiu-se a grande nível e foi peça fundamental nas manobras ofensivas da selecção sul-americana. Nos "oitavos", em caso de apuramento, Portugal encontrará um adversário deste grupo que contém, ainda, Espanha e Suíça.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Brasil 2 - 1 Coreia do Norte



A exibição não foi brilhante, mas mesmo assim a selecção brasileira entrou com o pé direito no Mundial'2010. Maicon, aos 55 minutos, e Elano, aos 72', marcaram os golos canarinhos, com Ji Yun-nam, aos 89', a apontar o tento de honra da ultradefensiva Coreia do Norte. Com o triunfo, o Brasil lidera o Grupo G com 3 pontos, 2 a mais que Portugal e Costa do Marfim.

Portugal 0 - 0 Costa do Marfim



Portugal começou a sua participação no Mundial 2010 com um empate a zero frente à Costa do Marfim, numa partida onde assumiu poucos riscos e em que a exibição não foi das melhores. A formação nacional teve 15 minutos iniciais bastante agradáveis, quando Cristiano Ronaldo atirou uma bomba ao poste. A partir daí, as dificuldades para criar perigo foram muitas e foi a equipa africana quem mais vezes andou perto da baliza portuguesa, embora sem também assustar Eduardo. Foi apenas o segundo empate de Portugal em 20 jogos referentes ao Campeonato do Mundo. Cristiano Ronaldo foi considerado o melhor jogador em campo

Nova Zelandia 1 - 1 Eslováquia



Banho de água fria no final com o empate da Nova Zelândia (1-1), perante as facilidade da defesa eslovaca, que já dera sinais de fragilidade aos 88'. Fica tudo empatado no Grupo F.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Itália 1 - 1 Paraguai





A Itália empatou 1-1 no seu jogo de estreia no Mundial'2010 com o Paraguai.
Os italianos realizaram uma exibição pálida na primeira parte e os guaranis aproveitaram para se adiantar no marcador. Na segunda parte a Itália entrou forte à procura da vitória, mas o máximo que alcançou foi o empate.
De Rossi marcou aos 63', empatando a partida do Grupo F do Mundial'2010 entre Itália e Paraguai. Os sul-americanos venciam a campeã do Mundo ao intervalo, depois do central Alcaraz, ex-Beira-Mar, ter inaugurado o marcador.

Japão 1 - 0 Camarões



Keisuke Honda fez o único golo do Japão-Camarões, ainda na primeira parte, entregando a vitória aos nipónicos no segundo jogo do Grupo E do Mundial 2010, disputado em Bloemfontein.
Só quem não viu o jogo pode ficar surpreendido com este resultado. Numa partida muito fraca, principalmente na primeira parte, as duas equipas tiveram grandes dificuldades para armar o jogo ofensivo. Neste particular, os Camarões foram claramente os piores. Pouca ou nenhuma organização no ataque, pouca imaginação para chegar à frente. Os japoneses tiveram dois méritos: souberam privilegiar a organização defensiva e procuraram sempre sair em progressão. E fizeram o golo na primeira oportunidade. Olegário Benquerença fez arbitragem aceitável. O jogo foi muito faltoso, mas não teve problemas.

Holanda 2 - 0 Dinamarca



Holanda vence depois de uma primeira parte em que a Dinamarca foi a equipa que mais perigo criou. Um autogolo a abrir o segundo tempo facilitou a tarefa à Laranja que triunfou com justiça por 2-0.

domingo, 13 de junho de 2010

Alemanha 4 - 0 Australia



A Alemanha confirmou ser uma das mais fortes candidatas à conquista do Mundial. Frente à Austrália, os germânicos rubricaram uma exibição de elevada qualidade, principalmente na primeira parte.
A Alemanha conseguiu a maior goleada do Mundial 2010, até ao momento. Podolski (8'), Klose (27), Muller (68') e Cacau (70') marcaram os golos germânicos perante um adversário inofensivo, que ficou reduzido a 10 unidades aos 56', devido a expulsão de Cahill.

Sérvia 0 - 1 Gana



Num jogo muito equilibrado, a selecção europeia foi masoquista e abriu a passadeira vermelha para o conjunto africano passar rumo à vitória: primeiro (74'), com a expulsão (segundo cartão amarelo) de Lukovic, depois (84') com uma disparatada mão na bola de Kuzmanovic dentro da área. O árbitro apontou a respectiva grande penalidade e Gyan não perdoou.

Eslovenia 1 - 0 Argélia



Um jogo morno, com poucas oportunidades de golo marcou a partida deste domingo entre a Argélia e a Eslovénia, que acabou por vencer por 1-0, com um golo de Robert Koren, aos 79 minutos.
A primeira vitória da Eslovénia em fases finais de competições internacionais dá o primeiro lugar à selecção de Kek no Grupo C, após o empate de ontem entre Inglaterra e Estados Unidos