sexta-feira, 7 de setembro de 2012

José Gomes Ferreira comenta declarações de Passos Coelho

Palavras para quê!!!! É só ouvir este grande comentador de economia, e tirar ilações.....é a voz de quem sabe o que diz, totalmente imparcial, o José Gomes Ferreira percebe muito de economia.

Chegaram às 19:15 novas medidas de austeridade

Para os mais sépticos aqui estão mais medidas de austeridade, chegaram às 19:15 antes do jogo da selecção. Qualquer medida adicional que o governo tomasse em relação a mais medidas de austeridade, seria uma derrota governamental. Só que aconteceu mesmo, e agora são os privados a pagar o "pato". Eu sei que em política o que hoje é branco, amanhã será preto....mas este governo tem trabalhado de forma desonesta para com o povo, com sucessivas mentiras em relação à austeridade. O Orçamento de Estado para 2013 vai contemplar um aumento de 11 para 18 por cento nos descontos para a Segurança Social feitos pelos trabalhadores. A medida foi anunciada hoje pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, em declaração feita ao País.
Esta medida surge na sequência da decisão do Tribunal Constitucional de declarar ilegal a retirada dos subsídios de Natal e de férias para o setor público (por constituir discriminação em relação ao setor privado). A diferença de 11 para 18 por cento nos descontos dos trabalhadores para a Segurança Social equivalerá à perda de um dos subsídios. Em contrapartida, a Taxa Social Única (relativa aos descontos das empresas à Segurança Social) baixa de 23 para 18 por cento. A intenção, disse Passos Coelho, é «combater o desemprego», através do alívio da carga fiscal às empresas. Outra medida anunciada tem a ver com o corte que os pensionistas vão sofrer nos seus subsídios de férias e de Natal pelo menos até 2014.

Luxemburgo 1 - 2 Portugal

A selecção nacional começou a fase de qualificação para o mundial 2014, no Brasil, com uma vitória suada sobre a selecção "amadora" do Luxemburgo. A maior parte do jogadores do Luxemburgo são amadores, para ser mais exacto, só têm três profissionais. Mas, até ao minuto 28 quem parecia amadores foi a selecção portuguesa....valeu-nos o grande CR7.
O Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga deram a volta ao marcador. O próximo jogo é na terça-feira, em Braga, com o Azerbaijão.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Plagio, a irritação do momento

Na Internet nada se cria, tudo se copia; autor desconhecido. Ontem, num passeio pelo mundo virtual, deparei-me com o desagrado de muitos blogueiros. Um desagrado fundamentado no plagio, roubo, saque, gamanço e muito mais nomes. Sei que é feio plagiar, mas, houve um grupo que não acredito e nem concordo que seja vitima de plagio, o grupo de blogueiros da gastronomia. Pois, quando se fala em gastronomia tem que se falar em receitas, e é este tipo de blogues que me refiro.
Pelas minhas contas, as receitas bem antes de haver Internet já eram plagiadas ou copiadas - como preferirem -, qualquer receita tem décadas ou séculos, a sua evolução se deve ao toque pessoal de cada um. Se por acaso, eu tornar o meu toque pessoal ou segredo público, será bem provado que o mesmo seja plagiado ou copiado. De quem será a culpa? A culpa só pode ser minha que o tornei público, não posso recriminar ninguém. Então, a maior parte destes blogues gastronómicos tornaram-se famosos a "plagiar" receitas de livros, revistas e até da própria Internet. Agora, querem reclamar a moral de que são os bons e que a culinária sem eles fica parada e não evolui. Eu chamo a isto, falso moralismo e até hipocrisia, pois, querem ser reconhecidos a todo o custo e depois vêm reclamar que são vitimas. Estou a falar a nível gastronómico porque é a minha profissão, não conheço até à data, haver direitos de autor previamente registados para alguma receita.... Agora plagiar outras áreas e que estejam registadas com direitos de autores, eu censuro.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Às "Portas" dos Submarinos

Bem, nem sei como começar!!!! Haver se não meto água.... Tudo começa com umas declarações - no mínimo caricatas -, de uma Procuradora-Geral Adjunta ao Diário de Noticias. A mesma disse: "em Portugal não há corrupção e os políticos não são corruptos". O que me levou a escrever sobres estes submarinos foi a falta de esclarecimento sobre várias situações: falta de documentos ou melhor desaparecimento dos mesmos, comissões duvidosas e fraudulentas, favorecimentos de terceiros e mais compadrio....tudo sobre a tutela do então Ministro da Defesa, Paulo Portas, que agora ocupa o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros.
Então, a compra destes submarinos foi bastante nebulosa, espessa e tenebrosa, os mesmos ainda navegam em águas muito turvas. O favorecimento foi, é e será sempre um facto e o ministro Paulo Portas estará sempre ligado a este esquema, sendo culpado ou inocente. A corrupção em Portugal sempre foi um facto, só que nunca comprovado. E agora com mais meios de comunicação e as novas tecnologias será mais fácil descobrir novos casos. Mas que existe, Sra. Procuradora-Geral Adjunta, existe e a Sra. bem sabe que existe...não queira fazer-nos passar por tolos, porque isto, foi coisa do passado.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Linkin Park - BURN IT DOWN

Hoje não consegui parar de ouvir esta musica dos Linkin Park. Então, resolvi partilha-la.

Mais uma polémica do Rei Juan Carlos

O monarca espanhol continua a dar que falar por algumas atitudes polémicas. Após o famoso safari africano, no Botswana, onde fraturou uma anca e gastou 30 mil euros no hospital, surge agora um vídeo onde é visto a agredir o motorista. Juan Carlos ficou zangado quando verificou que o condutor não estacionou no local pretendido. O monarca espanhol agrediu o motorista com um soco no ombro. As imagens captadas por uma estação de televisão foram imediatamente colocadas na Internet e já é um dos vídeos mais vistos dos últimos dias.

Raio quase que atinge cidadão britânico.

Bernard Williams, um inglês de 55 anos, residente na região de West Yorkshire, estaciona o carro no jardim da sua habitação. As condições atmosféricas estão péssimas. Apesar da tempestade, o homem decide pegar na mochila que estava no porta-bagagens e dirige-se para casa. As camaras de segurança registam o momento em que um raio violento atinge a árvore próximo do local que Bernard tinha acabado de abandonar. O homem não é atingido por diversos pedaços de madeira por três segundos de diferença. O ditado diz que a sorte protege os audazes.

RIP. Michael Clarke Duncan

O seu aspeto musculado e a elevada estatura contrastavam com o sorriso constante. Diz-se até que Michael Clarke Duncan dava uma nota de cinco dólares a toda a gente que o reconhecia na rua e era capaz de dizer o seu nome completo. O ator de ‘Armageddon’ e ‘À Espera de um Milagre’ (desempenho que lhe valeu uma nomeação para o Óscar de Melhor Actor Secundário) morreu esta segunda-feira aos 54 anos, no Cedars Sinai Medical Center em Los Angeles.
Nascido em 1957 na zona sul de Chicago, Michael Clarke Duncan chegou a estudar na Alcorn State University, mas teve de abandonar os estudos depois da sua mãe ficar doente. Antes de se lançar como ator, em 1995, foi guarda-costas de várias estrelas de cinema como Will Smith, Martin Lawrence ou Jamie Foxx. O reconhecimento veio em 1998 graças ao seu papel em ‘Armageddon' onde era um dos comparsas de Bruce Willis, escalados para destruir um asteroide ameaçador. Além da ovação em ‘À Espera de um Milagre' (1999), o ator participou ainda em filmes como ‘O Planeta dos Macacos' (2001), ‘O Rei Escorpião (2002), ‘Sin City - Cidade do Pecado' (2005) ou ‘A Ilha' (2005). Mais recentemente participou na série ‘The Finder'. Deixou ainda por estrear os filmes ‘In the Hive' e ‘The Challenger'. Amante de animais, tinha cinco gatos e uma chinchila. Foi aliás, nos últimos tempos, interveniente em várias ações pelos direitos dos animais e, pela PETA, revelou as vantagens de ser vegetariano. O seu representante, Joy Fehily, divulgou a morte num breve comunicado, informando que o ator faleceu na sequência de complicações de um ataque cardíaco, registado no passado dia 13 de Julho. Duncan "sofreu de um infarto de miocárdio no dia 13 de Julho e nunca recuperou totalmente", lê-se na referida nota, citada pelo site ‘The Wrap'. Tirei esta noticia do site do jornal The Telegraph.

Foi descoberto o gene da felicidade feminino.

Mulheres felizes, sim repito, mulheres felizes....investigadores norte-americanos descobriram que o " monoamina oxidade A " funciona como um gene da felicidade feminino. O trabalho de investigação é publicado esta semana na edição online da revista cientifica Progress in Neuro - Psychiatry. O grupo de investigadores norte-americanos coordenados pelo neurologista Henian Chen, da universidade de South Florida, em Tampa, Estados Unidos, estudou os humores de 345 indivíduos - 193 mulheres e 152 homens. O trabalho de investigação revelou que o gene 'monoamina oxidade A', ou MAOA, para abreviar, funciona como um gene da felicidade.
O grupo de Chen recolheu as respostas com base num inquérito em que os voluntários eram convidados a fazer uma autoavaliação sobre a sua felicidade e satisfação pessoal. Os investigadores verificaram que as mulheres com a cópia do gene obtiveram valores mais altos em relação aos níveis da felicidade. O mesmo não se revelou válido para os homens. "Este é o primeiro gene da felicidade encontrado para as mulheres" afirmou o coordenador da investigação. "A expressão reduzida do MAOA tem sido associada a comportamentos negativos, como o alcoolismo, agressividade e uma atitude antissocial". Henian Chen e a sua equipa descobriram que o gene produz efeitos diferentes - opostos, em homens e mulheres. Enquanto nos homens a sua expressão reduzida está associada a maior agressividade, nas mulheres o efeito é contrário. Nas mulheres, o MAOA funciona como um gene da felicidade.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A realidade sobre o ovo, desmistificação dos mitos

Aqui se fala de um alimento completo, muito melhor do que a sua reputação. Os factos científicos contrapõem os mitos, enraizados há muito no saber popular. Mal tratado durante anos, o ovo ressurge envolto numa capa de nutrientes essenciais. Trata-se de um produto que vale como refeição, tem múltiplas aplicações gastronómicas e, ainda por cima, é barato e de fácil confeção. De que está à espera para voltar a inclui-lo na mesa lá de casa, estrelado, cozido, escalfado ou mexido? Sem restrições. Mito: Não se deve comer mais do que dois ovos por semana. Facto: Segundo um estudo de 2007, publicado no jornal científico Medical Science Monitor, ingerir um ou mais ovos por dia não aumenta o risco de problemas do coração entre adultos saudáveis. Os investigadores concluíram que a recomendação genérica para limitar o consumo está distorcida, tendo em conta as características nutricionais deste produto alimentar. No mês passado, cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, anunciaram a capacidade de o ovo prevenir doenças cardiovasculares, graças às suas propriedades antioxidantes (duas gemas cruas têm mais antioxidantes do que uma maçã). Mito: Quem tem colesterol elevado não deve comer muitos ovos. Facto: A sua ingestão não faz aumentar o mau colesterol, pois 70% dele é produzido pelo fígado e por fatores ambientais como predisposição genética, obesidade, tabagismo, sedentarismo, dieta pobre em fibras e rica em gorduras saturadas. Logo, estes comportamentos têm maior influência para o aumento das taxas no sangue do que a quantidade ingerida. "Pesquisas realizadas na última década evidenciam, claramente, os efeitos benéficos do ovo, desvinculando a questão colesterol da dieta e doença cardíaca, indicando que é possível consumir até duas unidades por dia sem que haja riscos", garante o especialista da Universidade de British Columbia, em Vancouver, no Canadá, António Bertechini, num artigo científico sobre o assunto.
Mito: O ovo, por si só, não constitui uma refeição. Facto: Um bitoque, prato típico português, é um exagero alimentar, pois às proteínas da carne, junta-se assim as do ovo "a cavalo". No fundo, ele basta-se a si mesmo, já que é uma excelente fonte de lípidos, vitaminas e minerais, além das já referidas proteínas. Mito: Comer muitos ovos contribui para a subida da tensão arterial. Facto: Estudiosos da canadiana Universidade de Alberta descobriram precisamente o contrário: o consumo de ovos pode estar relacionado com a redução da pressão sanguínea. É que as proteínas deste alimento são convertidas, por enzimas do estômago e dos intestinos, em peptídeos - elementos que fazem baixar a pressão arterial no sangue. Mito: O ovo é um alimento muito calórico. Facto: Dados do Departamento de Agricultura dos EUA ditam que uma unidade crua tem pouco mais de 70 calorias, o equivalente a uma bolacha recheada. Quando são fritos, o valor sobe para 100, por causa da gordura adicionada. Curiosamente, no ano passado, investigadores da Universidade do Estado da Louisiana, também dos EUA, revelaram que comer dois ovos pela manhã ajuda numa dieta de emagrecimento. Conclusão que reforça a tese publicada, em 2005, no Journal of the American College of Nutrition - ao ingerir um ovo pela manhã, as pessoas sentem-se mais saciadas, diminuindo assim a quantidade de calorias ao longo do dia. Mito: A clara é mais saudável que a gema. Facto: Quase metade das proteínas do ovo encontra-se na clara. O resto está na gema, que é rica em gordura, sobretudo insaturada. A parte amarela fornece entre 10 a 20% da dose diária recomendada de vitamina A, D, E e K. A clara é rica em vitaminas do complexo B e minerais, como fósforo e selénio. Ou seja, as duas partes do ovo complementam-se.