quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sporting 5 - AC Horsens 0

Hoje foi a noite que tem faltado à equipa de futebol do Sporting, bom jogo, contra uma fraca equipa dinamarquesa, é verdade, mas o que conta foi a passagem à fase de grupos. Ainda por cima com goleada.
O Sporting carimba o passaporte para a fase de grupos da Liga Europa em grande estilo, com um robusto triunfo frente aos dinamarqueses do Horsens, por 5-0.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

" Só a admitir a Vera Pereira"

Vou começar com a frase mais popular desta semana em Portugal, principalmente nas redes sociais, "Só a admitir a Vera Pereira". Para quem ainda desconhece o real sentido da frase, aqui fica a deixa: Se não te chamas Vera Pereira, esta oferta de emprego não é para ti. No site do IEFP uma oferta de Educadora de Infância mostra na parte “Outros conhecimentos” a mensagem “SÓ A ADMITIR A VERA PEREIRA”.
O desconforto para com o IEFP pelos cidadãos que continuam desempregados é já grande. É também facto público que existem ilegalidades dentro dos próprios sites de emprego do governo, o que é manifestamente o caso, embora se possa tratar simplesmente de um erro inocente. Também não é novidade que as ofertas de emprego com valores abaixo dos permitidos por lei estão a aparecer todos os dias.
O que ninguém esperava era que, de forma descarada e coesa, fosse anunciado o “vencedor” do concurso antes das pessoas se possam candidatar. No anúncio publicado no site do IEFP (netemprego.pt) e também no site “oficial do governo” (netemprego.gov.pt), pertencente ao Ministério da Economia e do Emprego, pode-se ler na parte “Outros conhecimentos” a mensagem “SÓ A ADMITIR A VERA PEREIRA”. O IEFP já comunicou uma nota de esclarecimento, mas, para mim não passa simplesmente de desculpas, pois, mau seria que o IEFP admitisse que beneficiava A ou B.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Políticos portugueses ganham mais que em 2012

Subida média nos salários de deputados e governantes foi de 81 euros. Bem, o governo grego reduziu 30% nos salários dos políticos, mas, em Portugal, país dos Relvas, Cavacos, Passos, Portas e Sócrates e companhia....é assim, sempre à grande. Qual crise, isto é para o povo....aquele que os "pelintras" dizem que vive acima das possibilidades.
Deputados e governantes estão a receber mais por mês do que em 2011, apesar dos cortes de subsídios e de salários aplicados este ano. As contas feitas e reveladas pelo “Correio da Manhã” apontam para um aumento de 81 euros, entre Abril de 2011 e o mesmo mês deste ano. O relatório da Direcção-Geral da Administração e Emprego Público, relativo ao primeiro trimestre do ano, mostra que o ganho médio mensal dos representantes do poder legislativo e de órgãos executivos passou de 5.605 euros para 5.686 euros. O Ministério das Finanças, citado pelo jornal, esclarece que o aumento pode ficar a dever-se a diversos factores como a atribuição, nos termos da lei, de subsídios de deslocação a membros do Governo que tenham residência a mais de 100 quilómetros do local de trabalho.

Deputado espanhol vive mal com mais de cinco mil euros por mês

Um deputado galego do PP afirmou numa entrevista que está a passar dificuldades para conseguir pagar todas as contas. Agora veio pedir desculpas. Afinal, não é só em Portugal que os políticos andam "tesos", parece que na vizinha Espanha os políticos também passam mal. Coitados, pobres "diabos"....pois o que eles têm em comum? É a falta de vergonha na cara. Parece que politico está eternamente condenado a ser "pelintra".....coitadinho.
O deputado do Congresso Nacional espanhol, Guillermo Collarte, 58 anos, pediu desculpas pelas declarações em que se queixou de estar a passar as "Canutas" (em tradução livre, estaria a "Passar as Passas do Algarve") apesar de ganhar mais de cinco mil euros por mês. Guillermo afirmou em entrevista, ao jornal La Voz de Galicia, que estava a sentir dificuldade para fazer face a todas as despesas pessoais. As palavras do deputado do PP provocaram indignação e polémica nas redes sociais. Collarte procurou acalmar os ânimos e referiu em comunicado que não esperava que a entrevista causasse polémica. "Peço desculpa, sei que algumas pessoas ficaram ofendidas. Sei perfeitamente que muitos sobrevivem com 400 ou 500 euros e passam enormes dificuldades. Sei que sou privilegiado mas estou a pagar duas hipotecas e não estou a conseguir vender uma das moradias que tenho em Madrid". O galego do PP explicou que atualmente reside com a mãe e que pretendia explicar que os 416 euros que recebe como vereador não dão para viver. O que vai ajudando a contabilidade, de acordo com Guillermo, são os 4.200 euros que ganha como deputado, os 200 euros da Junta de Freguesia e... os 1.823 euros de ajudas de custo para as deslocações a Madrid. O pai do deputado, também chamado Guillermo Collarte, é um empresário de Ourense, que foi sequestrado em 1999 e nunca mais apareceu. Os acusados, na altura, construtores e políticos da Galícia, foram absolvidos por falta de provas

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Sporting 0 - Rio Ave 1

Mau ensaio para o Sporting antes do decisivo encontro diante do Horsens. Os leões foram derrotados, em casa, pelo Rio Ave, por 1-0, num jogo resolvido pelo grande golo do lateral-esquerdo Edimar, aos 40'. Esta é a primeira vitória do Rio Ave em Alvalade e também é a estreia de Sá Pinto a perder no próprio reduto. Dia para esquecer para as hostes leoninas...
Eu sou um admirador do Sá Pinto, mas alguma coisa vai mal. O Sporting não cria perigo, mastiga muito o jogo e de um momento para outro, parece que a defesa é de "manteiga". O adversário em uma oportunidade marca, o Sporting faz 30 remates em dois jogos e marca um.... É caso para dizer, aperta com eles Sá Pinto, e já agora Sá Pinto, tenta escolher um onze fixo e viável.....Gelson e Elias têm que ficar no banco. Saudações leoninas e vamos mudar o rumo aos acontecimentos, joguem com garra e lucidez.

O silencio sobre o gesto nobre do Gen. Ramalho Eanes

Quando cumpria o seu segundo mandato, Ramalho Eanes viu ser-lhe apresentada pelo Governo uma lei especialmente congeminada contra si. O texto impedia que o vencimento do Chefe do Estado fosse «acumulado com quaisquer pensões de reforma ou de sobrevivência» públicas que viesse a receber. Sem hesitar, o visado promulgou-o, impedindo-se de auferir a aposentação de militar para a qual descontara durante toda a carreira. O desconforto de tamanha injustiça levou-o, mais tarde, a entregar o caso aos tribunais que, há pouco, se pronunciaram a seu favor. Como consequência, foram-lhe disponibilizadas as importâncias não pagas durante catorze anos, com retroativos, num total de um milhão e trezentos mil euros. Sem de novo hesitar, o beneficiado decidiu, porém, prescindir do benefício, que o não era pois tratava-se do cumprimento de direitos escamoteados - e não aceitou o dinheiro. Num país dobrado à pedincha, ao suborno, à corrupção, ao embuste, à traficância, à ganância, Ramalho Eanes ergueu-se e, altivo, desferiu uma esplendorosa bofetada de luva branca no videirismo, no arranjismo que o imergem, nos imergem por todos os lados. As pessoas de bem logo o olharam empolgadas: o seu gesto era-lhes uma luz de conforto, de ânimo em altura de extrema pungência cívica, de dolorosíssimo abandono social.
O silêncio caído sobre o gesto de Eanes (deveria, pelo seu simbolismo, ter aberto telejornais e primeiras páginas de periódicos) explica-se pela nossa recalcada má consciência que não suporta, de tão hipócrita, o espelho de semelhantes comportamentos. “A política tem de ser feita respeitando uma moral, a moral da responsabilidade e, se possível, a moral da convicção”, dirá. Torna-se indispensável “preservar alguns dos valores de outrora, das utopias de outrora”. Quem o conhece não se surpreende com a sua decisão, pois as questões da honra, da integridade, foram-lhe sempre inamovíveis. Por elas, solitário e inteiro, se empenha, se joga, se acrescenta- acrescentando os outros. “Senti a marginalização e tentei viver”, confidenciará,fora dela. "Reagi como tímido, liderando”. O acto do antigo Presidente ( «cujo carácter e probidade sobrelevam a calamidade moral que por aí se tornou comum», como escreveu numa das suas notáveis crónicas Baptista-Bastos) ganha repercussões salvíficas da nossa corrompida, pervertida ética. Com a sua atitude, Eanes (que recusara já o bastão de Marechal) preservou um nível de dignidade decisivo para continuarmos a respeitar-nos, a acreditar-nos - condição imprescindível ao futuro dos que persistem em ser decentes. Autor: Fernando Dacosta. Disseram-me que perante as dificuldades da Presidência teve de vender uma casa de férias na Costa de Caparica e ainda que chegou a mandar virar dois fatos, razão pela qual um empresário do Norte lhe ofereceu tecido para dois. Quando necessitava de um conselho convidava as pessoas para depois do jantar, aos quais era servido um chá por não haver verba para o jantar. O polícia de guarda em vez de estar na rua de plantão ao frio e chuva mandou colocá-lo no átrio e arranjou uma cadeira para ele não estar de pé. Consta que também lhe ofereceram Ações da SLN-BPN, mas recusou OS ACTUAIS POLITICOS QUE VEJAM E APRENDAM COM ESTES EXEMPLOS