quarta-feira, 25 de abril de 2012

Facebook compra patentes à Microsoft por 550 milhões de dólares

Eu aderi ao Facebook há 4 anos, nunca imaginei que esta rede social conseguisse a proporção gigantesca a nível de aderentes e monetária. É talvez a marca mais famosa da atualidade. A rede social Facebook anunciou hoje que vai investir 550 milhões de dólares (418 milhões de euros) para comprar centenas de patentes à Microsoft, numa altura em que a empresa de Mark Zuckerberg prepara a entrada em bolsa.
Esta é a segunda grande operação financeira da rede social em menos de um mês, depois da compra do Instagram, uma aplicação de partilha de fotografias para "smartphones", por mil milhões de dólares. Agora, o Facebook está a reforçar a propriedade intelectual, num contexto em que os processos judiciais a este respeito também se multiplicam. Oito anos após a criação, a empresa de Zuckerberg está a tentar, segundo informações avançadas pela imprensa, comprar estas patentes assim que foram colocadas à venda no início do mês pela AOL, um gigante na década de 1990, mas atualmente em declínio. No entanto, foi a Microsoft que ficou com o negócio, depois de aceitar pagar 1056 milhões de dólares, uma oferta fora do alcance do Facebook, que estava interessado apenas numa parte do lote colocado à venda pela AOL. "Na venda inicial [organizada pela] AOL, a Microsoft teve a possibilidade de deter ou atribuir 925 patentes norte-americanas ou grupos de patentes, além de uma licença de exploração para (...) 300 patentes suplementares que não estavam à venda", explicaram a Microsoft e o Facebook, em comunicado conjunto. "Com o acordo de hoje, o Facebook vai obter a propriedade de cerca de 650 patentes da AOL", para as quais a Microsoft detém uma licença de exploração. Além disso, o Facebook vai obter uma licença de exploração para as patentes adquiridas e não vendidas pela Microsoft.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Atriz de Bollywood sequestrada e decapitada por colegas

Meenakshi Thapar, 26 anos, foi raptada e morta por decapitação por dois colegas atores com quem trabalhava no filme "Heroine".
De acordo com o jornal britânico "Telegraph", os atores Amit Jaiswal e Preeti Surin são os principais suspeitos do crime. As últimas informações dão conta de um relacionamento amoroso entre Amit e Preeti que trabalhavam juntos no filme "Heroine". O casal planeou sequestrar Meenakshi Thapar após a atriz ter referido que a sua família era rica e poderosa. Os dois amantes foram apanhados com o cartão de telemóvel da vítima e acabaram por confessar o crime. O casal raptou Meenashi e decidiu enviar uma mensagem a pedir 21.500 euros de resgate. Os suspeitos convidaram a vitima para visitar Gorakhpur, uma pequena cidade próxima da fronteira com o Nepal, onde o crime terá acontecido. A polícia indiana refere que os raptores ameaçaram realizar um filme pornográfico com a atriz, caso o valor do resgate não fosse pago. A mãe de Meenakshi depositou 700 euros na conta da filha. Amit e Preeti estrangularam e decapitaram a atriz, tendo deixado o corpo num tanque de água e atirado um saco com a cabeça pela janela de um autocarro a caminho de Mumbai. Esta noticia traduzi do jornal "Telegraph".

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia mundial do livro

Como não podia deixar passar em "claro" esta data, 23 de abril, dia mundial do livro. Com a tecnologia que disponho actualmente nunca dispenso um bom livro, seja de manhã ou à noite tenho que saborear umas páginas. Hábito que mantenho há muitos anos, adquirido ainda na infância e que se tornou imprescindível na minha vida quotidiana.
Como disse um autor desconhecido: "o verdadeiro analfabeto não é aquele que não sabe ler, mas sim aquele que sabe ler e não lê".

Mãe disfarça-se de proxeneta para encontrar a filha raptada e quem a traficou para sexo

Pouca gente seria capaz de fazer como Susana Trimarco, uma mulher argentina que é este ano candidata ao Prémio Nobel da Paz. Em 2002, a sua filha Maria de Los Angeles ('Marita') desapareceu. Tinha 23 anos, e uma filha pequena. Susana e o marido, desesperados, procuraram-na por todo o lado, e começaram a dar entrevistas. Após uma entrevista na rádio, alguém os contactou para dizer que tinha visto Marita - num bordel. Trimarco chamou a polícia, mas quando lá chegaram a filha já não estava. Segundo parece, alguém tinha avisado os proxenetas.
Foi aí que Trimarco começou a perceber o esquema de cobertura entre os que fazem tráfico de mulheres - os que raptam jovens como Marita e as forçam a prostituir-se - e aqueles que são supostos impedi-lo. Ela para conseguir entrar no esquema teve infiltra-se sobre disfarce. Vestiu-se como uma madame, treinou-se para usar linguagem a condizer, e começou a visitar os mercados de carne humana de que foi tendo conhecimento. Num deles, viu o que descreve assim: "O prostíbulo era o lugar onde as mostravam. Cada uma tinha o seu preço. Todas tinham cara de horror. Havia até menores de 14 anos. Quando as via, baixavam a cabeça e cobriam o corpo vestido com pouca roupa. O corpo delas mostrava o terror e a dor que sofriam. Não sou psicóloga, mas percebia-se o medo". Trimarco conseguiu libertar mais de 400 mulheres incluindo menores. Criou uma fundação com o nome da filha para esse fim. Ela tornou-se uma celebridade, e foi muitas vezes ameaçada de morte - chegaram a atacar-lhe a casa, e a saúde do marido ficou completamente arruinada. Mas Trimarco não desiste. Já fez bem a muita gente, mas ainda falta encontrar Marita, ou saber o que lhe aconteceu. Conforme ela diz, “se eu não tenho descanso eles também não hão de ter”. E a prova disso é o julgamento de 13 homens acusados pelo desaparecimento de Marita, que neste momento já decorre. Entre os acusados contam-se vários polícias. Retirei alguma informação do jornal "Expresso", e também uma pesquisa que fiz sobre Susana Trimarco, uma mulher de armas e um exemplo para todos nós.

Enfermeiro filmado a maltratar em idosa com Alzheimer

Que palavras a utilizar para descrever um homem em seu prefeito juízo a maltratar uma idosa doente com Alzheimer? Nenhumas como é óbvio, como o ser humano pode ser tão cruel, incrivelmente cruel..... O programa Panorama da BBC vai exibir esta noite as imagens, filmadas com uma câmara escondida no quarto da vítima, que mostram as agressões de que foi alvo, por parte de um enfermeiro, no lar onde se encontrava. (ATENÇÃO: Imagens eventualmente chocantes) As agressões à idosa terão tido lugar no ano passado, num lar em Londres, e já levaram à detenção, no início deste mês, de Jonatham Aquino, 30 anos, condenado a 18 meses de prisão. A filmagem foi conseguida com recurso a uma câmara oculta no quarto da vítima, uma mulher de 80 anos, com Alzheimer e artrite aguda, na sequência das suspeitas da filha. As imagens mostram, alegadamente, os prestadores de cuidados a mover a idosa à força. Em pelo menos um dia, terá sido deitada para dormir às 17h30 e o vídeo mostra ainda os enfermeiros a entrarem no quatro sem a saudarem, limitando-se a ligar a televisão. O documentário, que será exibido pela primeira vez esta noite, pela BBC; mostra ainda um homem a bater-lhe seis vezes no rosto, braços e abdómen.

Vídeo mostra em cinco minutos o que astronautas vêem em dois meses

Os tripulantes da Estação Espacial Internacional decidiram partilhar a visão privilegiada que têm da Terra, no suceder de noites e dias e no espetáculo das auroras boreais. Do tamanho de um campo de futebol, a Estação Espacial Internacional (EEI) tem atualmente a bordo seis pessoas, que convivem numa área habitável equivalente a um Boeing 747. A EEI orbita a uma altitude de 410 quilómetros e completa uma volta à Terra a cada 90 minutos - são muitos anoiteceres e amanheceres, muitas auroras boreais, muitas luzes que marcam as grandes metrópoles de noite e vastas áreas de escuridão, assinalando as zonas mais pobres ou desertas. São estas visões que a tripulação da EEI partilha agora com o público, num vídeo em time-lapse que reúne imagens desde agosto até outubro do ano passado.