sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Prender os "pequenos piratas” resolverá o problema?

O director-geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO, agência da ONU), Francis Gurry, considera que os castigos aplicados aos “pequenos piratas” que partilham ficheiros sujeitos ao pagamento de direitos de autor “são contra-producentes” na luta global contra a pirataria na Web.”

“Não acredito que ganhemos isto mandando adolescentes para a prisão”, afirmou Gurry numa entrevista concedida aquando de uma visita à Índia, citado pela Reuters. “Não acredito que isso conquiste a simpatia do público”, salientou.

Francis Gurry reconhece que a protecção dos direitos de autor no âmbito da música está na ordem do dia e que esse cenário deverá passar em breve para o sector do cinema, à medida que a velocidade de transmissão de dados vai aumentando.

O número de operadoras que disponibilizam internet com downloads ilimitados são grandes, é uma grande publicidade para vender estes serviços, que não são nada baratos, e a internet ilimitada fica mais em conta!!!! Mas se o consumidor não pode fazer downloads, para quê a internet ilimitada com velocidade superior a 100 megas?
Eu discordo com esta treta toda e sou a favor da partilha de ficheiros na internet. Os mercados cinematográficos, discográficos e etc. dão aos seus colaboradores e intervenientes um estilo de vida bastante alto, para não dizer milionário. É deplorante ver certos músicos ou actores a levarem vidas de luxo extremo (como comprar diamantes de milhões para cães ou gatos, roupas milionárias etc.), ainda se esse dinheiro das partilhas ilegais fosse para instituições de caridade, ou se eles precisassem para comer, era tolerável e aceitavel acabar com a partilha ilegal de ficheiros.

1 comentário: