sexta-feira, 9 de março de 2012
Coca-Cola e Pepsi mudam fórmula para não terem alerta de câncer
O corante caramelo usado para dar a cor escura destas bebidas contém um ingrediente que foi relacionado com câncer em estudos realizados com animais, o que obrigaria as marcas a colocar um aviso no rótulo.....
Em causa está uma lei californiana que obriga a que os fabricantes coloquem nos rótulos o aviso de que se trata de um produto potencialmente cancerígeno sempre que na sua composição existam mais de 29 microgramas de 4-metilimidazol (4-MI), relacionado com câncer em estudos realizados com animais.
Nas duas marcas foram encontradas quantidades entre 142 e 154 microgramas de 4-MI por lata. O corante é usado para dar às bebidas a cor de caramelo.
Para evitar essa referência, a Coca-Cola e a Pepsi decidiram alterar a fórmula das bebidas, uma medida que, para já, só afeta a Califórnia mas que deverá estender-se a todo o território norte-americano.
"Apesar de acreditarmos que não há risco à saúde pública que justifique esta mudança, pedimos aos nossos fornecedores de (corante) caramelo para tomar este passo, para que os nossos produtos não estejam sujeitos à obrigatoriedade de um alerta infundado cientificamente", disse à agência de notícias AP a representante da Coca-Cola Diana Garza-Ciarlante.
Por sua vez, a FDA, a agência responsável pela segurança alimentar nos EUA, garante que não há motivo para alarme: "Uma pessoa precisaria de consumir milhares de latas diariamente para atingir as doses equivalentes às administradas" aos ratos usados nos testes laboratoriais.
Para não haver dúvidas o melhor é moderar-se o consumo destes refrigerantes, ou melhor, nos refrigerantes em geral que de saudáveis não têm nada. Eles bem podem dizer, bla,bla,bla, que no fundo tem sempre algum fundamento as criticas que são feitas....
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário