quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Morreu a primeira criança em Portugal com a gripe A


É com grande desagrado, que vi uma notícia no jornal da RTP, a morte de uma criança de dez anos, com o vírus H1N1 (gripe A).

O Ministério da Saúde confirmou que o rapaz de 10 anos que hoje à tarde morreu no Hospital D. Estefânia, em Lisboa, estava infectado com o vírus H1N1. Aparentemente saudável, a criança frequentava uma escola na zona do Restelo onde, segundo a RTP, foram já confirmados outros três casos de alunos com gripe A, para além de haver mais alunos com sintomas da infecção.
Segundo a RTP, a criança, de 10 anos, começou a sentir-se mal no fim-de-semana e na segunda-feira pediu para sair de uma aula e regressar a casa.

O menino começou a ter febre na terça-feira, tendo ido para o Hospital São Francisco Xavier, de onde foi encaminhado para o Hospital D. Estefânia. Ficou internado e ainda foi ventilado, mas acabou por falecer esta quarta feira, após três paragens cardio- respiratórias.
Além deste rapaz de 10 anos, há um outro caso de gripe A, na mesma escola que ele frequentava, a EB23 Paula Vicente, no Restelo. Depois de uma reunião do Conselho Executivo, ficou decidido que o estabelecimento não vai fechar, para já, as portas.Esta é a primeira criança a morrer com gripe A em Portugal.

O “Público escreve, que o Ministério da Saúde adiantou apenas que as análises laboratoriais deram positivo para o H1N1, mas nota que não há ainda resultado da autópsia. E remeteu mais detalhes para o Hospital D. Estefânia. Em comunicado, o Conselho de Administração do hospital revela que a criança morreu no Serviço de Infecciologia hoje à tarde, depois de ter dado entrada no Serviço de urgência por volta das 6H00, com sintomatologia gripal. Acrescenta que o vírus H1N1 foi identificado nas secreções respiratórias. Mas sublinha também que a Direcção Clínica aguarda o resultado da autópsia para determinação da causa de morte.
Eu pergunto, se as crianças não deveriam ser o primeiro grupo prioritário a ser vacinado? Um país que vacinou muita boa gente, como grupos “os prioritários”, deixou as inocentes das crianças à mercê deste vírus poderoso.
Os meus sinceros pêsames à família deste miúdo, e ao governo que veja com urgência, se as crianças não um grupo prioritário!!!!!!!!!!!!!!!!


2 comentários: