quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Plagio, a irritação do momento

Na Internet nada se cria, tudo se copia; autor desconhecido. Ontem, num passeio pelo mundo virtual, deparei-me com o desagrado de muitos blogueiros. Um desagrado fundamentado no plagio, roubo, saque, gamanço e muito mais nomes. Sei que é feio plagiar, mas, houve um grupo que não acredito e nem concordo que seja vitima de plagio, o grupo de blogueiros da gastronomia. Pois, quando se fala em gastronomia tem que se falar em receitas, e é este tipo de blogues que me refiro.
Pelas minhas contas, as receitas bem antes de haver Internet já eram plagiadas ou copiadas - como preferirem -, qualquer receita tem décadas ou séculos, a sua evolução se deve ao toque pessoal de cada um. Se por acaso, eu tornar o meu toque pessoal ou segredo público, será bem provado que o mesmo seja plagiado ou copiado. De quem será a culpa? A culpa só pode ser minha que o tornei público, não posso recriminar ninguém. Então, a maior parte destes blogues gastronómicos tornaram-se famosos a "plagiar" receitas de livros, revistas e até da própria Internet. Agora, querem reclamar a moral de que são os bons e que a culinária sem eles fica parada e não evolui. Eu chamo a isto, falso moralismo e até hipocrisia, pois, querem ser reconhecidos a todo o custo e depois vêm reclamar que são vitimas. Estou a falar a nível gastronómico porque é a minha profissão, não conheço até à data, haver direitos de autor previamente registados para alguma receita.... Agora plagiar outras áreas e que estejam registadas com direitos de autores, eu censuro.

10 comentários:

  1. O plagio é muito feio, mas neste caso da gastronomia concordo contigo.

    ResponderEliminar
  2. Toda a gente fala em plagio....o pior é que confundem as coisas, nem tudo o que se copia na net é crime.

    ResponderEliminar
  3. Almeida. Vi seu comentário em um blog e, observando o seu perfil, encontrei o seu blog e este post sobre o plágio. Devo dizer que você tem "meia razão" sobre o assunto. Por que? Simples. Como você disse, receitas tem anos de história. E eu concordo com isso. Estaríamos então, plagiando o autor original. Mas a nossa luta, a luta dos blogueiros de gastronomia, não é pelo plágio da receita. Mas pelo plágio de um texto completo, das nossas alusões, e das imagens que gastamos tempo e dinheiro para produzir. Imagina você se eu copiasse este seu texto na íntegra, sem modificar uma única vírgula, e colocasse no meu blog, como sendo da minha autoria. Este é o problema pelo qual lutamos. Muitos dos plagiadores chegam aos nossos blogs e não copiam apenas as receitas. Copiam o texto completo e, em muitos casos, são tão (me perdoe a expressão) descarados, que se apossam até mesmo da nossa identidade, postando histórias que vem junto com as receitas e que eles nunca vivenciaram. Isso, é só a ponta do iceberg. O pior mesmo, é quando copiam as imagens que produzimos. Ok, a receita pode não ser nossa, mas a imagem é sim, pois foi o nosso olhar, a nossa percepção de espaço, luz, ângulo e qualquer outra coisa pertinente àquela receita que a criou. E ponto final. Mesmo assim, existem aqueles que copiam essas imagens, colam, e nem sequer tem a dignidade de informar que não é ele o autor da imagem. Ainda não passei por uma plágio assim, mas já vi uma blogueira ter um texto onde ela contava como chegou àquela receita totalmente plagiado. Foi uma experiência vivida com uma amiga e que a fez "criar" a receita. E o plagiador tomou isso como sendo uma experiência dele citando algo como "visitando hoje uma amiga, resolvi criar esta receita". Se isso não é plágio, gostaria que me dissesse o que é.
    Enfim, espero que tenha ficado claro os motivos pelos quais lutamos. Não é pelo direito de chamar a receita de nossa, mas pelo direito de ter um texto completo e, imagem que o acompanha, devidamente creditados ao seu real criador.

    ResponderEliminar
  4. Caro Túlio, eu compreendo a sua situação. Mas, uma coisa é ética e outra é a legalidade da acção.
    Eu já colaborei em blogs, sites e até programas de culinária, nos quais os donos ou administradores nem sabe fritar um ovo e falam de gastronomia como fosse expert na matéria.
    Eu não sou a favor do plagio, mas, como já referi naquele blog que o Sr.leu: uma coisa é o crime da acção e outro é a má intenção ou falta de ética.
    Acerca das imagens, se meter a marca de água já dá para prevenir.

    ResponderEliminar
  5. Um blogueta desse com 4 seguidores e 12.000 visualizações de página vem falar esse nível de bobagem e quer ser levado à sério? Vai se instruir, Almeida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. anónimo, não, fica melhor cobardolas, que mais te posso chamar....um gajo que se esconde no anonimato nem merece resposta....escrever estas palavras já são um mérito para a tua pessoa. Parabéns cobarde.

      Eliminar
  6. Mas tu és um teimoso, mesmo...não é? Eu acho que tu estás de brincadeira, só para gerar discussão!!! Não é possível que não QUEIRAS entender o que se passa nesta discussão!!! Gente como tu é que plageioa...pensando DESTE JEITO AÍ!!! Vai analisar direito o que estás dizendo...e não se meta onde não quer entender o que se passa!!!

    ResponderEliminar
  7. Oh, cobarde, podes à vontade plagiar a parte que te chamo cobarde....pensas que ligo a esta treta de seguidores, visualizações de pagina.....simplesmente escrevo o meu ponto de vista, nunca me escondo na cobardia.
    Agora, tu és um cobarde teimoso, está visto!!!!

    ResponderEliminar
  8. Sr. Almeida, eu comento com anónimo porque não tenho conta no Google e por acaso acompanho o seu blogue, não tenho medo de dizer o meu nome, Rui Mendes.
    Todo isto só para dizer que este Sr. anónimo escreveu é uma falta de ética. Concordo com o Almeida, uma cobardia....
    Acerca do texto, gostei. E o plagio não pode ser usado para tudo e neste caso das receitas concordo também com você. E vou ainda mais longe, se estes Srs. não querem ser plagiados.... ajam de maneira a não ser plagiados, façam suas publicações - receitas - em video, pois assim dificilmente podem dizer que são copiados.

    ResponderEliminar
  9. Concordo com você, RUI, ainda bem que percebeu o que quis dizer.
    Enquanto este cobarde, não ligue, é cobarde mesmo!!!!!

    ResponderEliminar