Portugal é um dos países mais velhos do mundo, tem uma história riquíssima, descobriu novos países, implantou a sua cultura e teve grandes governantes.
O problema, é que ficou parado no século XVIII. Não soube acompanhar os países “rivais” no progresso da industrialização, no ensino e em vários factores, que ainda nos dias de hoje são bem visíveis. A culpa é dos governos, sim é estes que se tem que culpar!!! Nunca o povo!!!! Sejam governos reais, ou republicanos, a verdade é que nunca mais conseguimos sair desta bendita - ou maldita - crise.
O povo português, tem sofrido bastante ao longo da sua história, foi privado de muitas coisas…. entre as mais flagrantes a comida, mas sempre conseguiu dar a volta por cima, muitas vezes heroicamente!!!!!
Portugal viveu um período de ditadura, como muitos países também viveram no século XX. Teve uma estúpida guerra colonial, onde não tirou dividendo algum, mas o seu governante na altura era um patriota, quando eu digo patriota estou a dizer que não era corrupto!!! Pois nunca se pode tolerar, ou perdoar, o que ele fez ao povo português.
Depois veio a Revolução dos Cravos, bastante conhecida em todo o mundo por não se ter derramado sangue, o que foi muito bom. Depois, desta bendita revolução, o povo português, ficou mais informado e instruído. Mas, a governação não acompanhou a liberdade, o conhecimento, que o povo voltou a ganhar e os jogos de desgovernação mantêm-se até aos dias de hoje, em pleno século XXI.
Eu pergunto muitas vezes com é possível, que um país que tem 10 milhões de habitantes, que poderia ser a capital de muitos dos grandes países - a nível de habitantes -Europeus, está em pleno 2010, falido.
E esta semana tem sido rica, em absurdos por parte dos governantes!!!!
Um novo projecto – mais um falhado - está prestes a entrar em vigor, tem um lindo nome, PEC - Programa de Estabilidade e Crescimento – numa altura que Portugal tinha por obrigação de ser um dos países mais ricos do mundo. Mas o mais irónico é que este lindo PEC, vais ser sustentado, pelos bolsos do povo e por incrível que pareça pela dita classe média.
Grande reportagem!!!
ResponderEliminar