terça-feira, 24 de novembro de 2009

Depressão: A patologia deste século

ROBERT ENKE SUICIDOU-SE POR DEPRESSÃO A de pressão não escolhe idades, classes sociais, irá ser sem duvida a doença deste século.
Robert Enke tinha só 32 anos. Suicidou-se. O guarda-redes do Hannover 96, que ficou na memória dos portugueses por ter também defendido a baliza do Benfica entre 1999 e 2002, não aguentou a depressão. Foi trucidado por um comboio no dia 10, à noite.
O internacional sofreu um duro golpe com a morte da sua filha Lara, aos dois anos, em 2006, vítima de doença cardíaca. O jogador nunca se recompôs. O casal adoptou uma outra menina, que fica agora órfã de pai aos oito meses.
"Tentei dar-lhe perspectivas e esperança, dizia-lhe que nem tudo era mau, que havia coisas belas na vida, mas, infelizmente, não resultou", confessou Teresa Enke, a viúva de Robert, numa conferência de imprensa.



OS SINTOMAS DA DOENÇA
Para quem esteja a sofrer um episódio de depressão ‘major’, uma pessoa deve apresentar, pelo menos desde há duas semanas, no mínimo cinco dos nove sintomas descritos na caixa ao lado, durante grande parte do dia e quase todos os dias – o que constitui uma perda de qualidade de vida significativa. Contudo, um destes sintomas deverá necessariamente ser humor depressivo ou desinteresse pela maioria das actividades.
Segundo o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, os sintomas são uma causa de grande angústia ou deficiência no funcionamento familiar, social, ocupacional ou noutras áreas importantes; os sintomas não são causados pelo uso de substâncias (como o álcool, drogas ou medicamentos) ou por qualquer doença; os sintomas não são causados por luto, os sintomas persistem por mais de dois meses ou são caracterizados por elevada perda de qualidade de vida diária, preocupação mórbida com sentimentos de desvalorização pessoal, ideias suicidas, sintomas psicóticos ou lentificação psicomotora.
1- Perda ou ganho de peso significativos – pelo menos 5% de variação num mês, caso não esteja de dieta – ou perda ou aumento de apetite.
2- Humor depressivo. Em crianças e adolescentes, pode manifestar-se num estado de irritação.
3- Diminuição clara do interesse em todas ou quase todas as actividades.
4- Dificuldade em adormecer, ou permanecer a dormir (insónia), ou dormir mais do que o habitual (hipersónia).
5- Comportamento agitado ou apatia – devendo um destes sintomas ser visível às outras pessoas.
6- Sensação de grande fadiga ou uma sensação de decréscimo de energia.
7- Sentimentos de desvalorização ou culpa excessiva ou inapropriada (e que não se referem meramente à auto -censura ou sentimentos de culpa por estar doente).
8- Redução da capacidade de pensar, de concentração ou de tomar decisões.
9- Pensamentos frequentes de morte ou suicídio (com ou sem um plano definido) ou tentativa de suicídio.
SUICÍDIO
Mais de 15 por cento dos casos de depressão terminam em suicídio, com prevalência superior nos homens.
EM 2030
Nos próximos 20 anos, a depressão deverá afectar mais pessoas do que qualquer outra doença.
JOVENS
A depressão é um dos problemas que mais afectam os jovens: a prevalência é de 4 por cento entre 12 e 17 anos, 9 por cento aos 18.
16 POR CENTO
A prevalência mundial da depressão é de 16 por cento e está associada a uma elevada taxa de mortalidade.

4 comentários:

  1. tenho quase todos esses sintomas e o pior de todos eles e a perda absurda físico e mental.ja tomei ante-depressivos mas nao suportei os efeitos colaterais.minha vida e um campo de batalha constante,uma batalha a cada dia que so sera vencida...sabe se-la quando..........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queridos,
      Há 3 meses meu único medicamento é CRISTO! Já tomei inúmeros remédios, combinações diversas, com e sem terapias, terapias diversas - até 3x por semana - combinadas entre si com remédios. Mas apenas A FÉ DE CRISTO me faz viver em PAZ e tranquilidade.
      "Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize!" João 14:27

      Eliminar
  2. É importante saber que a depressão tem tratamento, pois é uma doença. O primeiro passo é procurar ajuda; não ter receio nem vergonha de incomodar quem quer que seja...sempre tem alguém disposto a ajudar e lembrar-nos que a vida é bela e tem que ser vivida de forma natural.
    A felicidade não é eterna, o que existe são momentos felizes e resta ter forças para superar os momentos menos bons.

    ResponderEliminar